A China está desenvolvendo sua primeira missão de impacto em asteroides com o objetivo de proteger a Terra.
A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) escolheu como alvo o asteroide 2015 XF261, um objeto com cerca de 30 metros de largura.
A organização Planetary Society destaca que esta missão é um avanço significativo nos planos da China para defesa planetária. Em um artigo recente no Journal of Deep Space Exploration, foram discutidas as propostas da “primeira missão de verificação em órbita e defesa contra asteroides próximos à Terra da China”.
O estudo descreve uma “demonstração de descarte defensivo”, simulando um cenário de risco de impacto com a Terra.
De acordo com o site, a missão está prevista para ocorrer até 2030 e terá dois objetivos principais: uma nave impactará o asteroide, enquanto outra observará o evento para coletar dados sobre a formação do sistema solar.
A iniciativa chinesa segue os passos do Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART) da NASA, que em setembro de 2022 conseguiu desviar a rota do asteroide Dimorphos.
Os dados do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) indicam que o asteroide 2015 XF261 passou a uma distância relativamente próxima da Terra na terça-feira, 9 de julho.
Ele estava a 50 milhões de quilômetros do planeta, viajando a uma velocidade de aproximadamente 42.000 km/h, quase 30 vezes mais rápido que a velocidade do som.
Crédito/Foto: DETLEV VAN RAVENSWAAY, Science Source