Os Estados Unidos devem cancelar “completamente” todas as medidas tarifárias unilaterais caso o governo de Donald Trump queira negociar comercialmente com a China, segundo declarações de autoridades chinesas.
Segundo o jornal britânico Financial Times, Pequim também destacou que “não houve negociações econômicas e comerciais entre a China e os Estados Unidos”, o que contradiz as declarações de Trump sobre conversas mantidas pelos dois países.
“As medidas tarifárias unilaterais foram iniciadas pelos EUA”, disse He Yadong, porta-voz do Ministério do Comércio da China. “Se os EUA realmente querem resolver o problema, deveriam cancelar completamente todas as medidas tarifárias unilaterais contra a China e encontrar uma maneira de resolver as diferenças por meio do diálogo igualitário.”
Desde a escalada iniciada por Trump em fevereiro, as tarifas americanas sobre produtos chineses atingiram 145%, enquanto Pequim impôs uma taxa retaliatória de 125% – nesta terça-feira, Trump chegou a declarar que as tarifas reduzidas “substancialmente” e que um acordo seria fechado “muito rapidamente”.
Porém, o governo chinês afirmou que quaisquer informações sobre um acordo eram “notícias falsas”, e que “não houve consultas ou negociações entre a China e os Estados Unidos sobre tarifas, muito menos a obtenção de um acordo”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun.
A China deixou claro que está com as portas abertas para negociações, mas a insistência na retirada das tarifas como pré-condição para iniciar as conversas seria um endurecimento de suas posições.