Robin Zeng, fundador da CATL, prevê que 50% dos caminhões da China serão elétricos até 2028, desafiando as gigantes europeias do setor
Robin Zeng, bilionário líder da gigante de baterias CATL, prevê que metade de todos os caminhões novos vendidos na China serão movidos a eletricidade até 2028 – uma projeção que anuncia uma grande disrupção no mercado global de veículos pesados de carga. Em entrevista ao Financial Times por ocasião do IPO de US$ 4,6 bilhões da CATL em Hong Kong (o maior do mundo este ano), Zeng afirmou que caminhões equipados com suas baterias podem reduzir o custo por tonelada-quilômetro em 35% em comparação com os movidos a diesel.
As declarações de Zeng sugerem que fabricantes tradicionais, como a sueca Volvo e as alemãs MAN e Daimler, podem em breve enfrentar uma onda de concorrência chinesa intensa, semelhante à que já revolucionou o mercado de veículos de passeio.
A CATL já fechou parcerias com mais de uma dúzia de fabricantes chineses de caminhões, que já produzem 30 modelos elétricos diferentes, todos utilizando uma bateria padronizada chamada “Número 75”. A empresa também está construindo uma rede de estações onde as baterias podem ser trocadas rapidamente para recarga.
“Por que isso é tão atraente? Primeiro, a bateria não é mais propriedade do cliente – ele apenas a aluga. Assim, o custo de compra do caminhão cai drasticamente”, explicou Zeng.

Ele destacou que as baterias podem ser trocadas em apenas cinco minutos – menos tempo do que os seis minutos e meio necessários para abastecer um caminhão a diesel. Além disso, quando o veículo não está carregado ao máximo, pode operar com apenas uma bateria (em vez de três), reduzindo ainda mais os custos.
Apesar dos desafios para a eletrificação de caminhões – como a necessidade de implantar uma rede nacional de troca de baterias –, a credibilidade da previsão de Zeng vem tanto de seus argumentos sobre custos quanto do sucesso da CATL, hoje a maior fornecedora de baterias do mundo.
No primeiro trimestre de 2025, cerca de 14% dos caminhões vendidos na China eram híbridos plug-in, totalmente elétricos ou movidos a hidrogênio, segundo dados da China Passenger Car Association.
Baterias de “dupla potência” e planos globais
Zeng também destacou as novas “baterias de dupla potência” da CATL, que combinam dois tipos de química em uma única unidade, buscando oferecer recarga rápida, maior autonomia e custo reduzido.
Para ilustrar o conceito, ele colocou um maço de cigarros e uma caixa de fósforos lado a lado, explicando que a tecnologia desafiará diretamente os veículos híbridos e elétricos de autonomia estendida, que ainda dependem de motores a combustão como backup.
“Você pode combiná-las para evitar problemas de desempenho. Neste mundo, por que gasolina? Basta ter uma bateria… e outra bateria”, brincou.
Guerra comercial EUA-China e expansão na Europa
Antes do IPO em Hong Kong, investidores temiam o impacto da guerra comercial entre EUA e China sobre a CATL. Zeng revelou que as fábricas da empresa operavam a 98% da capacidade, com clientes correndo para garantir suprimentos antes do fim da trégua tarifária de 90 dias.
Após o acordo entre EUA e China em Genebra, a CATL foi inundada com pedidos de “envie, envie agora!” – reflexo do caos nas cadeias de suprimentos causado pelas tarifas instáveis.
A empresa planeja usar os recursos da oferta em Hong Kong para construir uma fábrica de €7,3 bilhões em Debrecen, Hungria, somando-se ao joint venture de €4,1 bilhões com a Stellantis na Espanha e à fábrica de €1,8 bilhões na Alemanha.
Com a queda da sueca Northvolt (outrora considerada a grande esperança europeia contra o domínio chinês), Zeng afirmou que a CATL está em negociações com dois grupos europeus para “ajudá-los a corrigir sua rota tecnológica”, sem revelar nomes.
Sobre o Reino Unido, ele foi taxativo: “Seria caro demais”, e faltam clientes potenciais. Mas a CATL permanece “aberta” a outros locais na Europa: “Se o cliente preferir algum, nós seguimos”.
Domínio global e inovação contínua
A CATL surfou na onda dos EVs chineses e hoje controla mais de um terço do mercado global de baterias para veículos elétricos e armazenamento de energia. Mas Zeng enfatiza: a inovação não pode parar.
“Em toda área, estamos à frente. Some tudo, e vira uma força imbatível”, concluiu.