Desde quando começamos a perseguir a verdade e desmentir mensagens falsas na internet, nunca paramos de trabalhar sem cansaço.

Nem de longe, 2024 foi o ano em que tivemos mais audiência ou mais produção de conteúdo. Mesmo assim, os números não são de se ignorar. Em 2024, foram mais de 1.100 publicações. Foi neste ano que rompemos o número de 10 mil posts. Ao todo, tivemos mais de 8,5 milhões de visualizações de páginas.

Neste último dia do ano, tenho a impressão de que já há um cansaço mental em sempre desmentir narrativas que se repetem ou voltam a viralizar com algumas variações.

Este quadro, junto a outras questões de prioridades dentro da carreira (como muitos sabem, tenho outras atividades no jornalismo além do Boatos.org) e na vida pessoal deste quem vos fala, está fazendo com que o projeto Boatos.org seja redimensionado para 2025. Não, estamos anunciando o nosso fim. Apenas estamos anunciando um respiro para que a gente entenda a situação.

Agora, neste ano de 2025, o projeto voltará (como não é desde 2014) a ser tocado apenas por uma pessoa. Eu, Edgard Matsuki, pedi para Kyene Becker escrever algumas palavras para os nossos leitores (muitos que a adoram, por sinal). Ele ia ser publicado em um texto em separado, mas creio que aqui seja o melhor local. Leia:

Hoje estamos nos despedindo, mas amanhã, quem sabe?

Eu poderia começar esse texto com uma frase clichê: alguns ciclos se fecham para outros se abrirem. Mas a verdade é que isso aqui não é um adeus, mas apenas um até logo. Foram quase 8 anos de Boatos.org, onde eu pude fazer parte de diversos momentos desse projeto. Desde os primeiros passos, no segundo ano do Boatos.org (lá em 2014), até a fase madura e adulta, que se consolidou nos últimos anos.

Ao longo desse tempo, tive inúmeros aprendizados que moldaram não só a jornalista, mas também a pessoa que me tornei. Sou extremamente grata a todas as oportunidades que recebi nesses últimos anos. E isso foi possível não apenas pelo meu trabalho, mas também pelo reconhecimento de todos os leitores do Boatos.org. Obrigada por fazerem parte da minha história!

Encosto essa porta (porque fechá-la, jamais!) com a sensação de dever cumprido. Ao longo desses anos, deixei de encarar o Boatos.org apenas como mais um emprego e uma fonte de renda, mas sim como uma oportunidade de fazer a diferença no mundo. O Boatos.org me ajudou a concretizar o sonho de transformar o jornalismo em uma ferramenta para ajudar as pessoas. Meta atingida! Tenho certeza que a Kyene de 2009, caloura na universidade, está orgulhosa de onde chegamos. 

Foram inúmeros desmentidos, centenas de horas de busca e checagem, dezenas de mensagens de agradecimento, muito trabalho em equipe e milhares de pessoas impactadas por esse trabalho. Manhãs, tardes e noites dedicadas em prol da verdade. Com toda certeza, levarei esse período no coração. 

Nesses quase 8 anos, me tornei mais do que apenas uma jornalista. O Boatos.org me transformou em uma referência quando o assunto era checagem. Uma referência para a minha família, para os meus amigos e para muitos desconhecidos que dia após dia me enviavam dúvidas, links ou prints acompanhados da famosa pergunta: “isso é verdade?”. 

A Kyene insegura e cheia de ideias se transformou em uma jornalista e uma mulher confiante e realizou muitos sonhos dentro do Boatos.org. Como já cansei de dizer por aí: o Boatos.org será a minha experiência mais linda dentro do jornalismo. Aqui fui feliz e me senti realizada todos os dias, com a certeza de que eu estava trabalhando com aquilo que eu realmente amava.

Agora é hora de se aventurar em novos desafios. Mas como eu disse no início do texto, isso não é um adeus. É apenas um até logo. Entrei no Boatos.org em 2014 e, depois de alguns meses, saí para novas aventuras. Voltei em maio de 2017 e, desde então, nunca mais deixei esse projeto. Até agora… 

Depois de 1712 textos, é hora de dizer até breve e obrigada! Escrevo esse texto com a certeza de que isso será apenas um ponto e vírgula e não um ponto final nessa história. 

Admito que, ao ler pela primeira vez o texto, um “cisco” caiu em meu olho. Mas a conjuntura e a necessidade de olharmos para outros pontos da carreira e da vida nos fez dar esta pausa. Como disse Kyene, também acredito que seja um “até logo” (principalmente com as perspectivas para 2026).

Sobre outras mudanças no site: vamos pausar a atualização de vídeos (estamos repensando como serão os processos no futuro para, quem sabe, chegar com novidades) e parar de fazer atualizações em algumas das nossas redes sociais.

Isso será feito para conseguirmos manter o nosso fluxo de atualizações na página. Em 2025, vamos também valorizar a recirculação de conteúdos que voltaram a circular. Isso já estava sendo feito com a tag “clássico”, mas deve ganhar corpo.

Outra novidade será o uso de ferramentas de IA para a produção de conteúdo. Estamos realizando alguns testes para chegar a uma decisão definitiva, mas é provável que teremos alguns conteúdos escritos com o uso de IA (mas sem perder o checagem humana por trás dela) e, talvez, ela nos auxilie na produção de vídeos (mais um motivo para a nossa pausa para estudo).

Projeções à parte, vamos manter o nosso cronograma. Nos mais, manteremos o nosso compromisso de continuar monitorando e desmentindo fake news diariamente. Mais do que isso: queremos manter informado o nosso público fiel e continuar com o compromisso de, mesmo que isso impacte em nosso crescimento como projeto, se manter independentes.

E queremos agradecer. Primeiramente, a todos que se interessam em acessar o Boatos.org para verificar se uma informação é verdadeira ou falsa. É a sua pesquisa e o seu clique que nos dá combustível para continuar.

Segundo, a todos que nos enviam sugestões, críticas, elogios e fazem menções ao nosso trabalho. Em um tempo em que todo mundo se diz “especialista em fake news”, é o seu incentivo que ainda nos dá motivação para seguir.

Terceiro, às pessoas que me cercam na vida pessoal. Minha esposa, minha mãe, meu filho, minha irmã, meus amigos do jornalismo e da vida… o orgulho de todos em ter um checador por perto.

E, por último, queria deixar um agradecimento especial à Kyene Becker. Ela deixa o projeto do Boatos.org para crescer em outras áreas do jornalismo depois de ser um pilar fundamental no combate à desinformação. Seu texto de despedida me fez chorar.

A todos, todas, tod@s e todes (eita), desejo um feliz ano de 2025 e

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 31/12/2024