Chefe do executivo brasileiro também condena processos eleitorais na Venezuela: “Carecem de legitimidade”

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso Nacional, manifestou preocupações sobre a recente eleição presidencial na Venezuela nesta quinta-feira, 1.

Segundo o , Rodrigues levantou dúvidas sobre a legitimidade do processo eleitoral, no qual Nicolás Maduro foi declarado vencedor, mas que enfrenta contestações da oposição e de partes da comunidade internacional.

“Uma eleição em que os resultados não são passíveis de certificação e onde observadores internacionais foram vetados é uma eleição sem idoneidade”, declarou Rodrigues, destacando a falta de transparência e acesso dos observadores internacionais como principais pontos de preocupação.

Esta posição marca um contraste notável com a postura oficial do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual Rodrigues se filiou recentemente.

O PT, por meio de uma nota oficial, reconheceu a vitória de Maduro, elogiando o que chamou de “jornada pacífica, democrática e soberana” do povo venezuelano.

A nota expressa ainda confiança nas instituições venezuelanas para lidar com qualquer disputa eleitoral:

“Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”.

A divergência entre a posição de Rodrigues e a de seu partido reflete as tensões e os desafios no reconhecimento internacional das eleições em regimes questionados quanto à sua transparência e integridade eleitoral.

Artigo Anterior

Corregedor ratifica acordo e põe fim às reclamações contra desembargador da Operação Lava Jato

Próximo Artigo

Despesas de visitantes internacionais no Brasil alcançam marca histórica no primeiro semestre do ano

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!