O presidente da República esteve presente na posse da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, na quarta-feira (19). A cerimônia ocorreu no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro (RJ). A defesa do patrimônio da empresa para o povo brasileiro e do processo de transição energética financiada pela exploração de petróleo foram os principais temas abordados.
A profissional de carreira da Petrobras, que foi diretora-geral da ANP entre 2012 e 2016, recebeu o crachá de presidente da empresa das mãos do presidente da República. Ela é a segunda mulher a ocupar o posto.
Petrobras do povo brasileiro
O presidente da República disse que a Petrobras é fundamental para o país e que sua gestão deve ser feita com respeito à sociedade brasileira. Ele também criticou as tentativas de desmontar a empresa, especialmente pela Operação Lava Jato.
Transição energética
A presidente da Petrobras destacou que a empresa está alinhada com a visão de país do presidente da República e do governo federal. Ela também falou sobre a importância da exploração de petróleo e gás para a transição energética e a redução das emissões de carbono.
A ambição da empresa é alcançar a neutralidade das emissões líquidas até 2050. Com isso, 11% do investimento da Petrobras será em projetos de baixo carbono.
Leia mais:
A presidente da Petrobras também destacou que a empresa irá retomar a produção do setor de fertilizantes e reforçar a sua atuação em petroquímicos e lubrificantes.
Leia mais:
A presidente da Petrobras também destacou que a empresa irá desenvolver suas fronteiras exploratórias com rigorosos padrões de segurança e conformidade com a legislação ambiental.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e convidados, incluindo a primeira-dama, ministros e ministras, governadores e prefeitos.