O anúncio por parte do Catar, Estados Unidos e Egito do acordo de cessar-fogo entre Israel e a Resistência Palestina nos renova a esperança na interrupção no genocídio do povo palestino, que completou 467 dias.

O massacre resultou em mais de 47mil mortos, destes, 46 mil palestinos, em sua maioria, mulheres e crianças, além de uma legião de pessoas com amputações e lesões permanentes, feridos e subnutridos.

Um dos maiores processos de deslocamento forçado da atualidade, atingindo centenas de milhares de pessoas, além da destruição da infraestrutura existente em Gaza, com destaque para hospitais, escolas, mesquitas e templos.

O cessar-fogo deve dar início a um processo real para a paz na região, com o cumprimento efetivo pelas partes, garantindo a libertação de reféns e prisioneiros, a entrada e condições de trabalho da ajuda humanitária, a reconstrução da estrutura civil de Gaza, além da garantia de condições de vida digna para o povo palestino.

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados reafirma que a paz só será possível com justiça para o povo palestino, viabilizando a solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, respeitando a autodeterminação de seu povo e os tratados e resoluções internacionais.

 

Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados

 

Brasília, 15 de janeiro de 2025.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/01/2025