CEO da Nvidia, Jensen Huang, sobre IA: todos os empregos serão afetados, alguns desaparecerão.
O fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, fez uma avaliação direta sobre o mercado de trabalho à medida que a inteligência artificial avança na sociedade.
“Você não perderá seu emprego para a IA, mas para alguém que a utilize”, afirmou Huang na terça-feira, durante a Conferência do Instituto Milken, em Santa Monica, Califórnia.
Huang acrescentou: “Recomendo 100% que aproveitem a IA, não sejam essa pessoa”.
Ele sugeriu baixar softwares como Perplexity e o ChatGPT, da OpenAI, para conhecer melhor os usos da inteligência artificial.
Apesar do crescimento contínuo da IA nas empresas norte-americanas e dos lucros impressionantes da Nvidia, os investidores da empresa enfrentaram um 2025 atípico.
As ações da Nvidia caíram 15% no acumulado do ano, impactadas pela ofensiva do governo Trump contra a exportação de chips de IA para a China e pelo temor de excesso de capacidade de produção nos EUA.
A leitura do mercado é que, embora a empresa provavelmente tenha um ano financeiramente forte, as taxas de crescimento talvez não repitam o ritmo espetacular de 2024.
No entanto, os resultados do primeiro trimestre de gigantes como Microsoft, Alphabet e Meta enfraqueceram esse pessimismo. As três big techs demonstraram otimismo com a demanda por serviços de IA e anunciaram que continuarão investindo pesadamente em infraestrutura relacionada à inteligência artificial.
Durante a conferência, Huang apresentou a narrativa da IA a um auditório repleto de investidores, ao lado de Michael Milken.
Vista Equity Partners e o investidor de tecnologia Robert Smith disseram ao Yahoo Finance, também no evento, que as oportunidades com IA em muitas empresas de tecnologia continuam sendo imperdíveis.
“Agora sim”, respondeu Smith ao ser questionado se os valuations do setor estavam atrativos.
“Em alguns casos, isso acontece porque essas empresas ainda não perceberam todo o seu potencial, e os investidores tampouco entenderam o verdadeiro impacto da adoção de IAs agentivas em seus modelos. Nem todas se tornarão uma IA generativa. Algumas sequer têm direito de existir, porque não fizeram o trabalho necessário para entender seus fluxos e dados”, explicou Smith.
Brian Sozzi
Brian Sozzi é editor executivo do Yahoo Finance.
6 de maio de 2025
Yahoo Finance