Centenas de pessoas são presas na Turquia por protestos contra prisão de opositor de Erdogan

Pelo menos 343 pessoas foram presas na Turquia na noite da última sexta-feira 21, durante protestos em Istambul contra a prisão do prefeito Ekrem Imamoglu. Ele é o maior rival político do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Os protestos aconteceram em mais de dez cidades turcas, incluindo a própria Istambul e Ankara. 

O governo Erdogan já manifestou sua contrariedade em relação às manifestações: nas redes sociais, o ministro do interior do país, Ali Yerlikaya, disse que “não haverá tolerância para aqueles que visam violar a ordem, ameaçar a paz alheia e causar caos e provocação”.

Imamoglu foi preso na última quarta-feira 19, acusado de suborno e manipulação de licitações, bem como de liderar organizações criminosas e dar apoio a grupos terroristas. Ele nega as acusações e diz que é vítima de perseguição política.

Até agora, os protestos são pacíficos. Entretanto, a polícia chefiada por Erdogan tem usado spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha contra manifestantes que tentam romper barricadas. 

Erdogan, aliás, já disse que os protestos não serão aceitos, acusando o partido de Imamoglu (CHP) de ter ligação com organizações terroristas.

Artigo Anterior

MP denuncia cinco pessoas por suposta organização que criminosa movimentou mais de R$80 mi em SP

Próximo Artigo

JOGO ABERTO

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!