Nesta segunda-feira (10), data do 46º aniversário da Revolução Iraniana, milhões de iranianos foram às ruas do país, em comemoração à data e manifestando-se em defesa da República Islâmica do Irã, que surgiu da Revolução de 1979.

As manifestações ocorreram em mais de 1.400 cidades e 35 mil vilarejos, e registram aberta oposição ao imperialismo, especialmente aos Estados Unidos, cuja bandeira foi queimada durante as comemorações. Além disto, Entre os manifestantes, foram vistas inúmeras bandeiras da Palestina, assim como do Hesbolá, demonstrando o apoio do povo iraniano à luta dos povos palestino e libanês contra “Israel” e o sionismo.

Conforme noticiado pela emissora libanesa Al Mayadeen, nos dias que precederam à manifestação o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, exortou o povo iraniano a sair às ruas do país no aniversário e a se manifestarem em defesa da unidade nacional e a reiterar seu compromisso aos princípios da Revolução Iraniana, quais sejam, rejeição à dominação imperialista, independência, liberdade, dignidade humana.

Destaca-se que, em comunicado recente, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que “estamos enfrentando, mais do que nunca, as ambições da entidade sionista e as violações das leis e resoluções internacionais por parte dos EUA”, ocasião em que foi destacado também que o o povo iraniano é a pedra angular da força da nação, e que os ataques imperialistas superados pela República Islâmica do Irã, desde sua fundação, só foram possível com o apoio popular à Revolução.

Expondo a importância da Revolução Iraniana para a libertação dos países e das nacionalidades oprimidas, cita-se discurso de Khalil al-Haiia, o chefe do movimento Hamas na Faixa de Gaza, dada nesta segunda-feira (10). Segundo noticiado pela Al Mayadeen, o líder revolucionário destacou o apoio firme do Irã à Palestina, afirmando também que a República Islâmica apoia há muito tempo a luta dos palestinos por sua libertação, expressando confiança de que esse apoio persistirá.

A Revolução Iraniana triunfou em 10 de fevereiro de 1979, quando todo o povo iraniano mobilizou-se para derrubar a ditadura de tipo fascista de Mohammad Reza Pahlav, o Xá do Irã. Durante seus anos de existência, esse regime ditatorial foi, ao lado de “Israel”, o principal instrumento de dominação dos EUA (e do bloco imperialista) no Oriente Próximo, e sua derrubada, por meio da revolução, abalou definitivamente a ditadura imperialista na região e impulsionou a situação revolucionária em todo o mundo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/02/2025