O chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, anunciou que a equipe de investigação recuperou integralmente os dados e áudios das caixas-pretas da aeronave que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, vitimando todos os 62 ocupantes do voo.
“Não houve em momento algum declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo”, destacou o brigadeiro Moreno, reforçando uma informação já mencionada em coletiva de imprensa.
Ele afirmou que a equipe do Cenipa obteve 100% de sucesso na extração das informações das caixas-pretas, que incluem gravações de voz e dados relativos aos momentos que antecederam a queda.
No entanto, ele ressaltou que o processo de análise continua em andamento: “Isso não quer dizer que o trabalho de extração de dados de gravadores de voo está terminado”, enfatizou.
A próxima etapa da investigação será a segregação dos motores da aeronave, que serão analisados para determinar se, no momento do impacto, estavam operando com potência.
As peças serão encaminhadas para a sede do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em São Paulo, localizado no Campo de Marte.
Moreno informou que o Cenipa planeja divulgar um relatório preliminar com os dados já obtidos. O documento será apresentado em uma coletiva de imprensa.