Cenário atual torna diálogo Irã-EUA ‘injustificável’

A continuação das negociações indiretas entre Estados Unidos e Irã é “injustificável” em meio “à selvageria” israelense, segundo o ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araqchi.

Em um telefonema com Kaja Kallas, Alta Representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança, o Ministro das Relações Exteriores considerou a agressão do regime israelense resultado do apoio direto dos EUA.

Segundo a agência oficial de notícias do Irã, Araqchi enfatizou que “continuar as negociações entre o Irã e os EUA em uma situação em que a selvageria do regime sionista continua é injustificável”.

Além disso, Araqchi afirmou que “o Irã deu uma resposta decisiva às agressões do regime sionista para proteger sua soberania nacional, seu povo e sua segurança, e está determinado a usar seu direito legítimo de tomar contramedidas”.

O político iraniano pediu “postura responsável” por parte da União Europeia e dos integrantes permanentes do Conselho de Segurança na condenação da agressão realizada por Israel e na responsabilização do regime agressor.

Por sua vez, a chefe de política externa da UE expressou profundo pesar e preocupação com a escalada das tensões na região, enfatizando a prontidão da UE em apoiar os esforços diplomáticos no Conselho de Segurança e em outros organismos internacionais para ajudar a reduzir as tensões e restaurar a paz e a segurança na região.

Artigo Anterior

Qual o objetivo final de Israel ao atacar o Irã

Próximo Artigo

Polícia apura se suspeito de matar deputada planejava ataque a protestos anti-Trump

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!