A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) anuncia neste sábado (13/09) a descoberta das circunstâncias em torno do desaparecimento do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior.

O brasileiro desapareceu em Buenos Aires na madrugada do dia 18 de março, poucos dias antes do golpe de estado que derrubaria María Estela Martinez Perón da presidência da Argentina e instalaria uma ditadura militar no país.

Na ocasião, Francisco Tenório saiu de madrugada do Hotel Normandie em que estava hospedado e nunca mais fora visto.

A partir de informações da Equipe Argentina de Antropologia Forense (EAAF), por ordem da Cámara Federal de Apelaciones en lo Criminal y Correccional de la Capital Federal de Buenos Aires, foi possível estabelecer a confirmação da morte e o destino do corpo de Francisco Tenório Cerqueira Júnior.

Para isso, foram comparadas as impressões digitais de um cadáver de um homem morto por disparos de arma de fogo, encontrado em um terreno baldio na região de Tigre, próxima a Buenos Aires, no dia de 20 de março de 1976.

Contudo, não se sabe ainda se será possível exumar o corpo do Cemitério de Benavídez, na capital argentina, para comparação de amostra genética.

Francisco Tenório Júnior, na década de 1970 já era um dos pianistas mais respeitados por seus pares no Brasil, participando de vários festivais e turnês no país e no exterior, além de ter trabalhado com grandes nomes da música brasileira.

No ano de 1976, Tenório acompanhava os músicos Toquinho e Vinícius de Moraes em uma turnê pela América do Sul, que contava com shows na Argentina.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/09/2025