Parlamentares petistas, representantes do governo e de movimentos sociais que lutam pela democratização do acesso à terra no País homenagearam nesta quarta-feira (7/8), durante sessão solene na Câmara dos Deputados, os 100 anos de nascimento de José Gomes da Silva. Defensor da agricultura familiar e da reforma agrária, o engenheiro agrônomo e empresário rural foi o 1º presidente do Incra após a redemocratização, fundador da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra) e coordenador da elaboração do 1º Plano Nacional de Reforma Agrária. A homenagem foi uma iniciativa dos deputados petistas João Daniel, Padre João e do líder do PT, deputado Odair Cunha.
Durante o encontro, todos os discursos lembraram a luta histórica de José Gomes na defesa da agricultura familiar e da reforma agrária. O deputado João Daniel destacou que teve o prazer de conhecer José Gomes ainda em vida e que a homenagem visa enaltecer a história de um dos maiores defensores da democratização do acesso à terra no Brasil.
Luta camponesa
O deputado Padre João ressaltou outros pontos da biografia de José Gomes da Silva que retratam seu compromisso inabalável na defesa da agricultura familiar e da reforma agrária. O petista lembrou que mesmo sendo um grande fazendeiro no interior de São Paulo, e tendo assumido cargos públicos inclusive durante a ditadura militar, quando participou da elaboração do Estatuto da Terra – código que obriga o Estado a garantir acesso à terra a quem nela vive e trabalha, via reforma agrária -, José Gomes nunca se afastou da luta camponesa.
Representantes do governo e de movimentos sociais também homenagearam José Gomes da Silva durante a sessão solene. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, ressaltou que a vida de José Gomes da Silva é uma grande inspiração para todos brasileiros e brasileiras que lutam pela democratização do acesso à terra e melhores condições de vida para homens e mulheres do campo.
Compromisso com a reforma agrária
Representando a família de José Gomes da Silva, seu filho José Graziano da Silva – diretor do Instituto Fome Zero e ex-diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – disse que a reforma agrária e a defesa dos direitos da classe camponesa sempre foram os ideais de luta de seu pai.
Vários parlamentares petistas também ocuparam a tribuna para reverenciar os 100 anos de nascimento de José Gomes da Silva. Todos os pronunciamentos elogiaram o compromisso de luta do homenageado com a defesa da agricultura familiar e da reforma agrária no País.
Héber Carvalho