Comentário ao artigo: “Quaquá está certo: os Brazão são bode expiatório de Carlos Bolsonaro, por Luís Nassif

Caso Marielle é a ponta do novelo

por Luiz Pontes

Mexer nessa caixa de Pandora não é interessante para ninguém, pois o fio da meada vai mostrar que a morte de Marielle está ligada a um sistema que culminaria com a facada de Adélio e a tantas outras falcatruas surgidas após o golpe de 2016. Há gente graúda metida nessa história e ladrões de galinha como os Bolsonaro ou os Brazão passam longe de quem, de fato, montou tudo isso.

A ascenção dos militares ao poder foi a segunda fase de um golpe que ainda dá suas cartas no Brasil. Nela, as estatais foram vendidas a preço vil e os direitos trabalhistas reduzidos a pó. A agenda moralista e segregacionista tinha como intuito entregar um país ingovernável ao novos eleitos, o que deles tiraria qualquer possibilidade de se manter a estabilidade nacional.

Temos hoje um Executivo refém do mercado, da grande mídia, do judiciário, do Congresso, do Itamaraty, das Bets, do crime organizado e dos governos de oposição. Até mesmo as forças armadas agora ameaçam se voltar contra o governo alegando baixos soldos.

Ora, se Trump amanhã disser que a Amazônia brasileira será anexada ao território dos EUA, quem sairá em nossa defesa?

O país está em frangalhos a mercê de uma guerra híbrida poderosa e pronto pra ser engolido sem nenhuma resistência, como está ocorrendo com a Argentina que sempre se mostrou um país resistente a interferências externas e que deu banho de patriotismo na guerra das Malvinas e na prisão dos golpistas da década de 70.

Quando os nazistas cruzaram o Arco do Triunfo em Paris sem quase nenhuma resistência, eles foram saudados sob aplausos por muitos franceses que mais tarde deram vida à República de Vichy. Se os Mariners marcharem sobre Balneário Camboriú, ou sobre a Faria Lima, não duvide que serão saudados por milhões de Stars and Stripes compradas na Shopee.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/01/2025