O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na sexta-feira 2 uma foto gerada por inteligência artificial na qual aparece vestido de papa. A imagem foi republicada pelo perfil oficial da Casa Branca.

A publicação do republicano ocorre poucos dias após a morte de Francisco, que liderou a Igreja Católica nos últimos 12 anos, e em meio aos preparativos para o conclave, que escolherá o sucessor do religioso.

No início da semana, o magnata republicano já havia ironizado a eleição do próximo líder de 1,4 bilhão de fiéis da Igreja católica, uma minoria religiosa nos EUA.

“Eu gostaria de ser papa. Seria a minha primeira escolha”, disse ele ao ser questionado por jornalistas sobre suas preferências para o herdeiro de Francisco, que morreu na segunda-feira de Páscoa aos 88 anos.

A foto colorida divulgada por Trump em sua rede Truth Social mostra-o sentado em uma poltrona, vestido com a batina papal branca, coroado com a mitra e usando a imponente cruz de ouro. Sua mão esquerda está apoiada na coxa e seu dedo indicador direito apontando em direção ao céu. A imagem não é acompanhada por nenhum comentário.

Fieis apontam ofensa

Pouco depois da publicação, internautas criticaram o tom ofensivo da publicação.

“Esta é uma conta oficial de redes sociais dirigida pelo governo. Como representação dos EUA, eles não deveriam gozar com nenhuma religião, muito menos com aquela que dizem ter trazido de volta para a Casa Branca”, disse um fiel nos comentários da publicação. “Isso é desrespeitoso”, completou outro comentário.

“Isso não é uma sátira e não é inofensivo”, denunciou outra internauta. “Trump vestido como papa é um visual intencional criado para projetar divindade, autoridade moral e poder absoluto”, avaliou. “É a estética de um homem que não quer liderar uma democracia. Quer ser venerado. É propaganda”, finalizou.

Cerca de 20% dos americanos afirmam ser católicos e as pesquisas de boca de urna indicaram que, na eleição presidencial de novembro de 2024, cerca de 60% votaram no republicano.

O Vaticano não comentou a publicação.

Trump x Francisco

Um dia antes de sua morte, Francisco recebeu brevemente o vice-presidente dos EUA, JD Vance, católico convertido e muito conservador, dois meses após as duras críticas do pontífice à política de deportações de migrantes do governo Trump.

Ele alertou sobre uma “grave crise” que “começa mal e terminará mal”.

Conclave

A partir de 7 de maio, 133 cardeais de todo o mundo com menos de 80 anos se reunirão em um conclave a portas fechadas no Vaticano para escolher o sucessor de Francisco, o primeiro pontífice latino-americano.

(Com informações de AFP)

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/05/2025