As negociações no Cairo para uma trégua em Gaza tiveram avanços, informou a Casa Branca, que pediu a Israel e ao grupo palestino Hamas um acordo.
A Casa Branca confirmou que o chefe da CIA, William Burns, e o alto funcionário Brett McGurk participaram de negociações prévias que começaram na última quinta-feira à noite.
“Foram alcançados progressos. Agora é necessário que as partes envolvidas se reúnam e trabalhem para sua implementação“, declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby.
“As negociações prévias que tivemos à noite no Cairo foram de natureza construtiva. Esperamos que esse impulso continue nos próximos dias”, acrescentou.
Kirby disse que é impreciso afirmar que a diplomacia está “à beira do colapso”, como foi relatado em alguns veículos de comunicação.
O chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, visitou o Oriente Médio esta semana e afirmou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está de acordo com uma proposta americana para reduzir a distância e chegar a um cessar-fogo na guerra que começou há mais de 10 meses.
Kirby afirmou que os EUA acreditam que Netanyahu aceita a proposta, ainda que o líder de direita tenha insistido para que as tropas israelenses permanecessem na fronteira entre Gaza e Egito.
Além disso, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional pediu novamente ao Hamas para aceitar a proposta apresentada semana passada em negociações no Catar.