Casa Branca avalia demissão de presidente do Fed

A Casa Branca admitiu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode demitir o presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, Jerome Powell.

O tema foi abordado nesta sexta-feira 18 pelo diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, um assessor de peso do governo Trump. “O presidente e sua equipe continuarão analisando o assunto”, disse Hassett a repórteres.

A fala acontece um dia após Trump lançar críticas incisivas contra Powell. Chateado com o fato de que o Fed não tem baixado a taxa de juros nos EUA – atualmente, entre 4,25% e 4,50% ao ano –, Trump disse que o representante estaria sempre “atrasado e errado“. 

Segundo Trump, o Fed deveria cortar a taxa de juros já que os “EUA estão enriquecendo com as tarifas”. O republicano, porém, não apresentou nenhum dedo concreto que comprovasse a relação entre um eventual crescimento da economia dos EUA e o ‘tarifaço’ promovido pelo seu governo.

A taxa de juros dos EUA vinha em trajetória de queda ao longo de todo o ano de 2025, mas a descida foi interrompida em 2025. O movimento tem a ver, por óbvio, com a volta de Trump à Casa Branca. O Fed avalia se a subida exponencial de tarifas imposta por Trump pode levar os EUA a um cenário de inflação, o que vem exigindo uma postura mais contida sobre os juros.

Artigo Anterior

Drones decolam: logística aérea promete bilhões e menos poluição 

Próximo Artigo

Como a Europa atrai cientistas americanos após ataques de Trump às universidades

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!