Cartunista processa Nikolas Ferreira após virar alvo de campanha de ódio nas redes

A ilustradora e cartunista Cecília Ramos, conhecida como Cartumante, acionou a Justiça contra Nikolas Ferreira (PL-MG) sob o argumento de que o deputado federal divulgou um vídeo difamatório que teria tornado a artista vítima de ataques de ódio nas redes sociais.

Na peça, encaminhada ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a cartunista afirma que Nikolas publicou a gravação às vésperas do segundo turno das eleições de 2024, com o intuito de atingir o então prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que disputou o segundo turno contra Bruno Engler (PL).

Nikolas criticou obras literárias de Noman e o associou à 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de BH, do qual Cecília fazia parte. O deputado sugeriu que o prefeito, alinhado aos artistas do festival, pretendia ensinar crianças da rede pública a praticar violência sexual. O nome da cartunista foi exposto no vídeo e associado falsamente à conduta criminosa.

“Ao destacar de maneira isolada o nome e o perfil da autora, insinuando que ela estaria envolvida em condutas criminosas e imorais, provocou imediata repercussão negativa: Sra. Cecília passou a receber mensagens agressivas, sofreu a perda de patrocinadores e viu suas negociações comerciais desandarem”, sustenta a defesa da cartunista.

A ação cobra a exclusão imediata do vídeo, uma indenização por danos morais de 60 mil reais e a retratação pública de Nikolas Ferreira. O TJ-RJ ainda não decidiu sobre o pedido.

Artigo Anterior

“Diálogo e cooperação” são a única rota para China e EUA, diz Xi

Próximo Artigo

Text shared as “My soul is in the breeze” is falsely attributed to Mário de Andrade

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!