Sem anistia e sem farda
Produtores sem ligação com arte, com música, que fazem shows pura e simplesmente pela grana. Para eles não há diferença entre um sertanejo que bate em mulher e uma banda punk de protesto, desde que não interfira nos lucros. Além de tudo foram amadores, se precipitando ao achar que os shows não teriam público. O mercado de eventos está repleto de mercenários, infelizmente, mas o Ira! segue o que sempre foi e sempre com shows lotados.
Calvin Trezzi
Grande Nasi, grande banda Ira! Sem anistia. Militares sim, presos, Bolsonaro sim, preso.
Gilmar Vital de Trindade
Eu já gostava do Ira!, agora virei fã de verdade!
Cida Fernandez
Música sempre foi política. Força, Nasi!
Jander Linhares
Óbvio ululante
O desafio agrava-se quando surgem campanhas que podem restringir ainda mais o cultivo associativo e o autocultivo. Precisamos de uma regulamentação que vá além do modelo industrial, que reconheça a diversidade entre as associações e garanta a inclusão de todas. É essencial que quem estiver se mobilizando nessas campanhas questione não apenas a repressão e os interesses da indústria, mas suas próprias posturas. É hora de deixar o ego e o autoritarismo de lado, e abrir espaço para uma construção coletiva, inclusiva e justa, alinhada com a realidade dos territórios. O mercado pode ser sedutor, mas os interesses financeiros e de status não podem sobrepor-se ao que a planta tem nos ensinado há milênios.
Giancarlo Pieracciani
Abdome hostil
Fico pensando: o que é verdade e o que é mentira nessa história, desde a facada sem sangue. Do ponto de vista dos médicos, tudo parece real, mas há um quê de mentira impenetrável no ar, algo guardado a sete chaves, que um dia será revelado. E, quando for, entrará para a história como tantos outros casos em que a verdade, mesmo finalmente conhecida, já não causa espanto. Os culpados, então, estarão mortos, impunes, como se nunca tivessem existido.
José Carlos Gama
Terra dividida
Todos os países desenvolvidos passaram por um processo de distribuição de terras para suas populações, o que, obviamente, melhora a produção da agricultura familiar e reduz a macrocefalia urbana, entre outros benefícios. Só há ganhos.
Jam Oliveira
“Vamos retomar o nosso quintal”
É assim mesmo que grande parte dos norte-americanos enxerga a América Latina. Por isso, Trump continua a receber apoio, apesar das coisas absurdas que diz e faz.
Marciel Hackenhaar