Arma política
O armamento indiscriminado das forças municipais já causou problemas em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Acionada por vizinhos para verificar uma possível situação de delito, a Guarda Metropolitana acabou se envolvendo em uma operação da Polícia Civil contra o tráfico, e um guarda baleou um policial. A decisão do STF que autorizou o policiamento ostensivo precisa ser devidamente esclarecida e explicada. A transformação dessas guardas em forças policiais só pode ocorrer por meio de uma reforma constitucional.
Cesar Augusto Hulsendeger

Extrema-unção
O PSDB acreditou que seria uma boa estratégia não enfrentar a extrema-direita e, muitas vezes, adotou as mesmas armas de Bolsonaro. Essa decisão resultou em um desfecho desastroso para o partido: perdeu protagonismo e precisou aliar-se ao bolsonarismo para sobreviver. Agora, encontra-se enfraquecido e irrelevante. Não sinto a menor pena.
Bruno Leonardo Castro

Os caciques do PSDB estão barganhando espaço com protagonismo em alguma outra legenda. Por isso, essa insistência toda em carregar o caixão tucano. Eles excluíram outras vozes que realmente queriam fazer o partido ressurgir. Ninguém ficou para assistir o enterro. Aécio e companhia estão em busca de poder, só isso.
Abidiel Aroeira Júnior

Mar privatizado
A administração pública das cidades do litoral é um submundo, falo por conhecer bem o Guarujá. O poder da especulação imobiliária, com seus jagunços, é imenso.
Pedro Silva

Essa expansão dos terminais portuários ocorre em meio a governos municipais e estaduais irresponsáveis e demagogos, que defendem os interesses das empresas. É uma verdadeira catástrofe.
Fernando Figueira Borgomoni

Água e óleo
A nova presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha, traz esperança aos cidadãos que têm apreço pela democracia. A entrevista da ministra é um regozijo para a alma e para a nossa inteligência. Ela ajuda a desfazer alguns preconceitos que setores da esquerda têm em relação ao Judiciário e à classe militar, mas também demonstra consciência histórica sobre o que foi a ditadura e os males que ela causou. A escolha dessa magistrada foi mais um gol do governo Lula.
Paulo Sérgio Cordeiro Santos

Liberdade seletiva
Os EUA podem resistir por algum tempo, mas sua economia apresenta uma contradição irreversível: o endividamento total passa dos 100 trilhões de dólares, com uma dívida pública próxima dos 37 trilhões e o restante recaindo sobre a própria
população. Em desespero, o Império procura cortar gastos, mas isso sacrifica ainda mais o seu povo, que já sofre com inflação e desemprego. Sua oponente principal, a China, tem elevados saldos na balança comercial, uma dívida controlada e não desperdiça recursos com bases militares espalhadas por todo o mundo. Sobram recursos até para financiar outras nações.
Antônio Negrão de Sá

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/03/2025