A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) manifestou, na tribuna da Câmara dos Deputados, nessa semana, a sua expectativa pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; cogitar assassinatos entre outros.
A parlamentar também destacou no seu discurso a necessidade de o réu também responder pelos crimes cometidos durante a pandemia da Covid-19.
Para Dartora, a impunidade diante de tamanhas violações é inadmissível para um país democrático e com instituições sólidas.
“Bolsonaro precisa ser condenado por atentar contra a democracia, mas não podemos esquecer que ele também deve ser responsabilizado pelos crimes que cometeu durante a pandemia, resultando pela negligência dele em mais de 700 mil mortes”, declarou Dartora.
Violações de direitos humanos
A deputada apontou que Bolsonaro deve ser julgado também por crime tão grave quanto a que ele responde no STF como violações de direitos humanos, prevaricação, crime de epidemia com resultado de morte, infração a medidas sanitárias, incitação ao crime, crimes contra os povos Yanomami, crimes ambientais entre outros.
“Os impactos da gestão Bolsonaro foram devastadores. Ele atacou direitos sociais, desmontou políticas públicas, promoveu o ódio e destruiu estruturas essenciais do Estado. A justiça precisa dar uma resposta à altura da gravidade desses atos”, concluiu Carol Dartora.
Assessoria de Comunicação deputada Carol Dartora