Reportagem do Estadão/Broadcast desta segunda (26) indica que Carlos Augusto Piani, ex-CEO e atual presidente do Conselho de Administração da Equatorial, além de ex-diretor de M&A (fusões e aquisições) da Kraft Heinz, será o novo presidente da Sabesp.
A reportagem indica que, além de presidir o Conselho de Administração da Equatorial, Piani faz parte de outros cinco colegiados, entre eles Vibra Energia, Ambipar e Hapvida.
“As mãos do mercado financeiro tomaram conta da Sabesp. Tanto a indicação do presidente como das cadeiras do Conselho de Administração são de indicados do sistema financeiro. Uma bola que a gente cantou e que coloca a Sabesp em uma rota de alerta, isso porque a régua daqui para a frente será para garantir o lucro e essa conta será paga ao custo de tarifas mais altas e cortes de custos para o serviço prestado, ou seja, piora do serviço”, avalia a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento (Sintaema) sobre o anúncio do novo presidente e dos novos conselheiros da Sabesp.
Para o Sintaema, as indicações puro sangue do mercado, além de afrontar a história de uma empresa que sempre atuou pela prestação social do serviço de acesso ao saneamento público de qualidade, com atenção aos mais vulneráveis socialmente, deixa claro que a política daqui pra frente será de reestruturação tendo como foco a satisfação dos acionistas e não o bem-estar dos cerca de 30 milhões que hoje são atendidos pela Sabesp.
O Sintaema segue em luta na Justiça para reverter a privatização e mobilizado para garantir que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras não sejam vilipendiados e que a população não sofra com a sanha pelo lucro por parte do representantes do mercado financeiro.
Sintaema, juntos na luta pela Sabesp pública!