O vereador Carlos Bolsonaro (PL) presidiu a sessão de posse na Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesta quarta (1º) e aplaudiu Mônica Benício (PSOL), viúva de Marielle Franco. Durante seu discurso na cerimônia, ele ainda desejou sorte aos colegas na nova legislatura.
“Não estou aqui para dar nenhuma lição de moral para quem quer que seja. Queria deixar claro que ninguém aqui é inimigo, somos adversários políticos. Completo 24 anos como vereador, desde os 18 anos de idade”, afirmou antes da suspensão da sessão.
Mônica Benício foi aplaudida por Carlos após ser chamada para assinar o livro de posse. Antes do gesto, ela foi ao microfone da Casa Legislativa e afirmou: “Marielle presente”, uma homenagem à companheira, assassinada em 2018.
Carlos foi o vereador mais votado na última eleição municipal e sessão presidida por ele durou cerca de uma hora, com juramento dos 51 parlamentares para respeitar leis e desempenhar o mandato. O evento teve um clima formal e respeitoso, mas o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e Mônica não têm uma boa convivência na Casa.
No ano passado, por exemplo, a vereadora chegou a acionar o Tribunal de Contas do Município (TCM) para investigar se Carlos usou a Câmara do Rio para operar esquema de espionagem ilegal da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Em 2023, os dois tiveram um desentendimento na Câmara durante a votação de um projeto de Marielle. Relembre:
🔴 Carlos Bolsonaro fica exaltado em votação de projeto de Marielle Franco que foi desarquivado por Mônica Benício: pic.twitter.com/cgecs5tKVO
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) March 30, 2023
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line