A postagem no X do vereador do Rio de janeiro Carlos Bolsonaro (PL) neste domingo (17), e respostada pelo irmão foragido nos Estados Unidos, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), chama os governadores da direita de “ratos” e “canalhas” por não defenderem o pai Jair Bolsonaro.

Desse modo, a leitura política é que o clã Bolsonaro deseja ter uma representante da família na disputa à presidência em 2026, o que também demonstra grau elevado de racha na direita brasileira.

 Carlos Bolsonaro disse abertamente que os governadores tentam herdar o espólio político do pai de forma oportunista.

“Isso é desumano, sujo, oportunista e canalha. Não existe outra forma de qualificar tais atitudes. Fingem que vão resolver algo, falam em indulto para os perseguidos da falsa ‘trama golpista’, mas depois se escondem atrás da ‘prudência e sofisticação técnica’, lavam as mãos e seguem seus governos como se nada tivesse acontecido. Alegam ter feito sua parte, mas não passam de cúmplices covardes”, escreveu o vereador.

Leia mais: Como Lula atraiu os governadores bolsonaristas para a órbita do governo

A publicação dele foi feita um dia após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lançar sua pré-candidatura à Presidência.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), lançou a sua em abril e ainda estão de olho na disputa o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

A crise se acentua ao passo que, mesmo inelegível, Bolsonaro não indica um nome da sua preferência para a disputa. Enquanto isso enfrenta a prisão domiciliar na iminência de uma condenação na ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) pela tentativa de golpe.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, vê que há um aprofundamento da crise da direita.

“Quando CarlosBolsonaro  diz que os governadores da ‘direita democrática’ que disputam o espólio do Jair ‘se comportam como ratos’, admite finalmente que o barco esta afundando”, considera.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/08/2025