Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. Foto: Reprodução

A reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, prevista para esta segunda (15), foi cancelada. O motivo foi a decisão de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, de não comparecer ao depoimento marcado. A ausência foi comunicada ao colegiado por meio de sua defesa.

A assessoria do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), divulgou nota confirmando o cancelamento da sessão. O depoimento de Antunes era considerado central para os trabalhos da comissão, que apura desvios bilionários no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Na manhã desta segunda, a defesa havia informado ao blog da jornalista Camila Bomfim, no g1, que o investigado pretendia comparecer e usar a oitiva para apresentar sua versão dos fatos. No entanto, poucas horas depois, ele desistiu e comunicou que não falaria aos parlamentares.

Apontado pela Polícia Federal como um dos principais articuladores do esquema, Antunes foi preso na última sexta (12). Segundo os investigadores, ele teria pago propina a servidores do INSS para ter acesso a dados de aposentados e pensionistas, que depois eram repassados a entidades interessadas em aplicar descontos ilegais.

Reunião da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS. Foto: Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A prisão ocorreu no âmbito da investigação que mira desvios de bilhões de reais no sistema de benefícios previdenciários. Os investigadores afirmam que Antunes atuava como operador financeiro da rede fraudulenta, mantendo contato direto com funcionários do órgão.

O empresário havia sido convocado pela CPMI na condição de investigado. Nesse caso, ele não é obrigado a responder a todas as perguntas, podendo se recusar a falar sempre que considerar que sua resposta possa resultar em autoincriminação.

Ao todo, foram apresentados 14 requerimentos de convocação para ouvir Antunes. A expectativa era de que sua oitiva ajudasse a esclarecer a participação de outros envolvidos no esquema, mas a ausência adia a coleta de informações essenciais para os trabalhos da comissão.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/09/2025