O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou o cancelamento da sessão com o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o ‘careca do INSS’. A audiência estava programada para a tarde desta segunda-feira 15.

Segundo Viana, o investigado comunicou, por meio de advogados, que não comparecerá à sessão. O empresário está preso após ter sido apontado como o principal operador da fraude em aposentadorias e pensões. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal, assinada por André Mendonça, tornou a presença do empresário, antes obrigatória, em facultativa.

“Perdemos a oportunidade de ouvir hoje um dos principais investigados no escândalo que desviou recursos dos aposentados”, afirmou Viana em nota sobre o cancelamento da sessão. “É lamentável, mas a comissão seguirá trabalhando para que a verdade venha à tona e os culpados sejam responsabilizados”, completou o senador.

A desistência do depoimento ocorre um dia depois da ida dele ao colegiado ter sido acertada com seus advogados. Um esquema especial de segurança, que escoltaria o investigado até o Senado, chegou a ser montado pela comissão. A motivação para a desistência não foi apontada na nota divulgada pelo presidente da Comissão.

Quem é o ‘careca do INSS’

Antonio Carlos Camilo Antunes é um empresário apontado pela PF como figura central do esquema de fraudes que pode ter movimentado mais de 6 bilhões de reais de beneficiários da Previdência.

Apesar do apelido, ele jamais foi servidor do órgão. Seu envolvimento com a Previdência, segundo a PF, aconteceu por meio das empresas de que era sócio e que atuavam como intermediárias das entidades associativas no esquema.

Na sexta-feira, ele foi preso pela PF em uma nova fase da operação que apura os desvios.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/09/2025