Capitão reformado pede suspeição de Moraes em resposta à denúncia sobre golpe

O capitão reformado Ailton Gonçalves Moraes Barros e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O capitão reformado Ailton Gonçalves Moraes Barros, um dos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito da trama golpista, pediu a suspeição do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em sua resposta à acusação.

Barros, que é representado pela Defensoria Pública da União (DPU), é apontado como um dos responsáveis pela estratégia de desinformação sobre o processo eleitoral. Ele também teria pressionado os chefes das Forças Armadas a aderir ao golpe.

Em sua resposta, Barros contestou a competência do STF para julgar o caso, alegando que a Corte não tem prerrogativa de função para lidar com a denúncia. A defesa sugeriu que, caso o pleito não seja aceito, o julgamento seja realizado pelo plenário do STF, em vez da Primeira Turma.

“Votos divergentes no julgamento da causa foram proferidos por ministros que também não integram a Primeira Turma do STF, o que pode interferir no resultado do processo”, disse a Defensoria.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Gustavo Moreno/STF

A defesa ainda citou a imparcialidade de Moraes para conduzir as investigações. Segundo o DPU, o magistrado funcionou, “durante a investigação preliminar, como juiz das garantias e, ainda, segundo narrado na inicial acusatória, seria alvo das ações antidemocráticas”.

Segundo a Defensoria, uma série de crimes gravíssimos é imputada a Barros, mas sem a devida individualização. “Embora seja perfeitamente possível identificar precisamente quem quebrou determinada vidraça, ou destruiu um importante objeto de arte, a acusação preferiu denunciar todas as pessoas inclusive que sequer estiveram no local”, afirmou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Artigo Anterior

Ganho de trabalhadores mais pobres supera inflação de alimentos

Próximo Artigo

Bolsonaro pretende instalar base militar dos EUA na tríplice fronteira

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!