Nesta segunda-feira (13), Ricardo Capelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), assinou uma portaria que torna obrigatório o uso de um aplicativo de mensagens próprio pela equipe do órgão.
O app, chamado UNA, foi desenvolvido para aumentar a segurança das comunicações internas e evitar vazamentos de informações e dados sensíveis.
A medida também foi anunciada por Capelli em seu perfil no X, antigo Twitter. “Não existe almoço grátis. Não cobram nada? Quanto valem os seus dados? Quanto valem os dados estratégicos das instituições brasileiras? A partir de hoje a ABDI passa a utilizar o UNA, app de mensagens desenvolvido por uma Empresa Estratégica de Defesa Nacional”, escreveu.
Não existe almoço grátis. Não cobram nada? Quanto valem os seus dados? Quanto valem os dados estratégicos das instituições brasileiras? A partir de hoje a @abdi_digital passa a utilizar o UNA, app de mensagens desenvolvido por uma Empresa Estratégica de Defesa Nacional. SOBERANIA pic.twitter.com/hA3HaXTKvI
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) January 13, 2025
O UNA utiliza tecnologia semelhante à de aplicativos já adotados pelo Exército, sendo resultado de uma licitação realizada no segundo semestre do ano passado.
A decisão ganhou mais força após as recentes mudanças na política da Meta, empresa de Mark Zuckerberg que controla o WhatsApp. A ABDI busca, assim, fortalecer sua autonomia digital em um momento de debates globais sobre privacidade e controle de dados.
Antes de presidir a agência, Capelli atuou como interventor federal na área de segurança do Distrito Federal, após os ataques de 8 de janeiro, e foi secretário-executivo do Ministério da Justiça sob a gestão de Flávio Dino. Sua experiência com segurança pública e dados sensíveis contribuiu para a implementação da medida.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line