Pelo menos 50 milhões de pessoas são diretamente afetadas por um apagão que atinge Portugal, Espanha e partes da França e da Alemanha nesta segunda-feira 28. Outros países europeus e do norte da África também podem ter consequências diretas do episódio.

O fornecimento de energia foi interrompido por volta das 12h30 da Espanha, 11h30 em Portugal (7h30 em Brasília). A operadora Red Elétrica, responsável pelo sistema de energia na Espanha, afirma que há um “problema europeu mais amplo”.

Os governos dos países afetados tentam descobrir as causas do apagão. Em Portugal, não foi descartado ciberataque. Em entrevista ao canal televisivo RTP 3, o ministro da Coesão Territorial reconheceu a possibilidade, mas disse que a informação não está confirmada.

Autoridades da União Europeia estão em contato com os governos de Portugal e Espanha em busca de respostas e oferecendo apoio para restabelecimento da energia. Os cortes impactam regiões específicas de outros países, que não vivem o problema generalizado pelo qual passam os ibéricos.

Enquanto isso, as consequências são sentidas por moradores das cidades e visitantes, especialmente na Península Ibérica. O aeroporto de Lisboa, principal porta de entrada em Portugal, tem dezenas de voos cancelados – vários deles, de e para o Brasil. Em terminais de outras cidades, como Porto e Madri, os números de cancelamentos são menores, mas há muitos atrasos.

Ainda na capital portuguesa, o metrô teve a circulação completamente interrompida. Estações foram fechadas e, segundo a imprensa local, pessoas ficaram presas dentro de vagões que estavam circulando no momento em que houve o corte no fornecimento de energia.

O jornal Correio da Manhã, um dos principais veículos da imprensa portuguesa, noticia que a capital do país tem lojas, supermercados, farmácias e agências bancárias fechadas. Universidades e escolas suspenderam as aulas. Com os semáforos desligados, há caos na circulação de veículos.

As informações ainda são desencontradas, já que os sinais de telefonia celular e internet também foram atingidos. Não está descartado que outros países estejam sofrendo as consequências da interrupção do fornecimento.

Com informações da DW e da AFP.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/04/2025