Família venezuelana vítima da queda de avião em São Paulo. Foto: Divulgação

O corpo de um cão foi encontrado ao lado de uma família venezuelana que está entre as 62 vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, São Paulo. Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o menino Joslan Perez, de 4 anos, brincando com o animal de estimação antes de embarcar no voo 2283 da VOEPASS.

O menino estava acompanhado de sua mãe, Josgledys Gonzalez, e sua avó, Maria Parra, que também estavam a bordo da aeronave. Segundo a vizinha e protetora de animais, Thaiza, o vídeo foi gravado no dia anterior à viagem. “Eu ajudei a família a carregar e vender os últimos móveis, e também nos trâmites para levar a cachorrinha”, contou Thaiza.

A VOEPASS confirmou neste sábado (10) que o animal estava na aeronave, e o Corpo de Bombeiros localizou seu corpo durante os trabalhos de resgate nos escombros.

As operações de resgate envolvem mais de 200 profissionais, incluindo policiais, bombeiros e membros do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML), que já atuaram em tragédias anteriores, como as enchentes no Rio Grande do Sul e o terremoto na Turquia. Até a tarde deste sábado, 50 corpos foram retirados dos escombros, enquanto as investigações prosseguem.

As caixas-pretas da aeronave, recuperadas na noite de sexta-feira (9), já foram enviadas para Brasília, onde os dados estão sendo analisados. “Não há previsão para a conclusão do trabalho, mas estamos priorizando a qualidade na investigação”, afirmou o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Enquanto isso, a Defesa Civil de São Paulo, sob a direção da tenente-coronel Claudia Andrea Beni, está oferecendo apoio aos familiares das vítimas, que estão sendo acolhidos em hotéis na capital paulista. O governo do estado, em parceria com a VOEPASS, está prestando assistência médica, psicológica e funeral às famílias.

O acidente aéreo em Vinhedo é o maior em número de vítimas no Brasil desde 2007. A aeronave, que decolou às 11h56, seguiu tranquila até as 13h21, quando começou a perder altitude rapidamente, culminando na tragédia. As investigações seguem em curso para esclarecer os detalhes deste trágico evento.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link