A tentativa do presidente Joe Biden de se reeleger ao comando dos Estados Unidos parece cada vez mais próxima do fim, conforme os principais líderes do Partido Democrata afirmam que perderam a confiança em sua candidatura.
O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries e a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, foram alguns dos políticos que disseram a Biden que ele deveria reconsiderar a disputa pela reeleição ou correr o risco de perder e arrastar o resto do partido com ele.
Além disso, o Comitê Nacional do Partido Democrata decidiu adiar por uma semana os planos de oficializar o nome de Biden à reeleição nos Estados Unidos enquanto o descontentamento cresce.
Reportagem do site Politico destaca que democratas da Câmara, agentes do partido e ex-funcionários do governo que querem que Biden se afaste expressaram crescente otimismo de que a campanha de pressão cada vez mais intensa levaria Biden a deixar a posição defensiva e a começar a ouvir os apelos.
Um dos entrevistados chegou a declarar que a campanha democrata “é um desastre absoluto”. “Só amadores veem um caminho. O vermelho está se espalhando por todo o mapa”.
Segundo o site, as diversas revelações em um período de 24 horas marcaram o pior momento de um cenário político caótico para Biden, que não conseguiu reconstruir a confiança dentro de seu partido após o debate de junho – e que, atualmente, está isolado em sua casa em Delaware em recuperação da covid-19.
Enquanto isso, pesquisa de opinião descobriu que 65% dos democratas acreditam que Biden deve deixar a disputa, contrariando assim a visão do presidente norte-americano de que apenas representantes da “elite” e outros funcionários do partido querem seu afastamento.