O candidato independente na corrida pela presidência dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., anunciou nesta sexta-feira que “suspenderá” sua campanha. Ele vai apoiar o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump.
Apesar do apoio à Trump, o independente negou que esteja desistindo do pleito. “Não estou encerrando minha campanha, estou simplesmente suspendendo-a e não a encerrando. Meu nome permanecerá nas urnas na maioria dos estados”, disse o ex-democrata.
“No meu coração, não acredito mais que tenha um caminho realista de vitória eleitoral diante dessa censura implacável e sistemática e controle da mídia”, reclamou.
O candidato tem sido alvo de ações na Justiça. Uma delas determinou a retirada de seu nome nas cédulas do estado de Nova York por irregularidades no domicílio eleitoral.
Com cerca de 10% dos eleitores registrados nos estados-chave, RFK, como também é conhecido, tem tido um desempenho nas pesquisas eleitorais melhor do que qualquer candidato de terceiro partido em décadas.
Ele é filho do senador democrata Robert Kennedy e sobrinho de John F. Kennedy, ambos assassinados na década de 1960.