Candidato denuncia que OTAN usa Romênia para atacar Rússia

A afirmação foi feita pelo candidato em entrevista para o programa ‘The Shawn Ryan Show’, de Shawn Ryan, ex-Seal da Marinha dos EUA. Georgescu comentou sobre a expansão da Base Aérea Mihail Kogalniceanu (MK), a maior base da OTAN próxima do Mar Negro, que banha o litoral sudeste da Rússia.

Ele declarou que “não precisamos de uma guerra”, fazendo o seguinte alerta em forma de questionamento: “Se eles usarem a Romênia como uma porta para a guerra, o que virá a seguir?”, acrescentando que o país está “no meio de um golpe agora”, do qual ele foi alvo ao ganhar o primeiro turno das recentes eleições presidenciais, em razão de sua oposição à guerra de agressão contra a Rússia.

Sob acusações falsas de que a Rússia teria interferido para que Georgescu ganhasse o primeiro turno, o Tribunal Constitucional anulou o pleito. O candidato denunciou a arbitrariedade e a natureza antidemocrática da decisão: “nove pessoas lá dentro, eles decidem em vez de 19 milhões o que eles têm que fazer”.

Quanto à Base Aérea Mihail Kogalniceanu, ela vem sendo expandida de 2004 “para acomodar mais tropas e equipamentos militares”, segundo informações da emissora Russian Today (RT). O objetivo é torná-la a maior base da OTAN na Europa. A respeito dessa expansão, Andrey Klimov, vice-presidente do Comitê de Relações Exteriores do Conselho da Federação, declarou em certa ocasião que quanto maior e mais próxima a “base anti russa estiver das fronteiras da Rússia, maior a probabilidade de ela estar entre os primeiros alvos de ataques retaliatórios”.

Artigo Anterior

‘Israel’ assassinou mais de 5 mil no norte de Gaza em 100 dias

Próximo Artigo

Defesa de Bolsonaro diz que e-mail para posse de Trump, questionado por Moraes, é o convite

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!