“Vamos construir um tempo de paz, de harmonia e de solidariedade”, afirmou João Coser, candidato à prefeitura de Vitória (ES), em entrevista à jornalista Poliana Régia, no programa Café PT, da TvPT, desta quarta-feira (14). Após liderar a cidade em dois períodos distintos, o ex-prefeito retorna ao cenário com o objetivo de conquistar um terceiro mandato para resgatar o cuidado com a população, garantir um olhar atento aos mais necessitados e estreitar parcerias com o governo federal.

Em convenção realizada no início de agosto, Coser foi escolhido candidato da coligação Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB). Durante o evento, foi calorosamente acolhido pelos apoiadores, aos gritos de “volta, João”. Com uma carreira extensa e notável, ele já ocupou dois mandatos como deputado estadual, dois como deputado federal e dois como prefeito de Vitória. “Esse ‘volta, João’ é uma esperança de um tempo novo, muito diferente do que nós estamos vendo hoje. É essa necessidade de uma energia como a que nós tivemos com a volta do presidente Lula”, declarou.

Gestão inclusiva

Durante a conversa, João Coser destacou a importância de uma gestão inclusiva, onde o respeito e o carinho pelo povo estejam no centro das decisões. “Quando fui prefeito, todo mundo tinha direito à opinião”, relembrou. Para ele, um governo deve ser construído de maneira participativa, ouvindo todos os segmentos da sociedade e assegurando que as decisões sejam tomadas de forma coletiva, com base em empatia e diálogo.

Eleito, pretende retomar o modelo de gestão que adotou em seus mandatos anteriores, marcado pela proximidade com os cidadãos. “O foco será sempre os mais necessitados”, garantiu. E destacou que o compromisso com o bem-estar da população será um dos pilares de sua administração, com ações que ofereçam oportunidades para todos.

Parceria com o governo Lula

Coser deixou claro que uma das estratégias para a recuperação e desenvolvimento de Vitória é buscar uma parceria sólida com o governo federal. Ele relembrou que, em seus mandatos anteriores, a relação próxima foi um fator determinante para a realização de obras e projetos que transformaram a cidade. Segundo ele, essa colaboração não acontece atualmente.

“Lula repassa recursos, mas nosso prefeito não vai atrás de novos porque ele não se relaciona com o governo. Quem perde com isso é a população de Vitória (…), principalmente as pessoas mais pobres, as pessoas com mais dificuldade”, afirmou.

Fez muito e fará mais

Nos dois mandatos anteriores, João Coser foi responsável por grandes realizações, ainda hoje lembradas. “Construímos mais de 15 escolas, 8 unidades de saúde e obras estruturantes”, destacou, mencionando também a liderança da cidade em saúde pública. “Vitória foi considerada a cidade com o melhor SUS do Brasil. Éramos visitados por muita gente, para conhecer nossa gestão”, lembrou orgulhoso.

A escolha de Priscila Manso, presidenta do PV em Vitória, reflete o compromisso de João Coser com a representatividade e a igualdade de gênero. Segundo ele, a presença feminina na liderança é essencial para a construção de uma gestão mais equilibrada e inclusiva, que reflita a diversidade da sociedade capixaba.

Outro ponto central é a defesa da participação democrática. Coser ressaltou a necessidade de eleger uma Câmara Municipal alinhada com os interesses da população e comprometida com o projeto de governo. “É fundamental termos companheiros na Câmara. Mas a gente tem capacidade de dialogar e construir uma unidade com todo mundo (…) Quando eu fui prefeito e tinha um projeto, chamava todos no gabinete, os vereadores eram parte da gestão”, afirmou.

Um tema recorrente na conversa foi a importância de resgatar a autoestima dos servidores municipais. Segundo Coser, nos últimos anos houve um desgaste significativo na relação entre a administração e os funcionários, algo que ele pretende reverter.

O candidato destacou que, em seus mandatos anteriores, conseguiu motivar a equipe de forma que os resultados vinham automaticamente, graças ao trabalho coletivo e participativo. Ele acredita que um ambiente saudável, onde os servidores se sintam valorizados e ouvidos, é essencial para o sucesso da administração pública. “Quando você discute junto, quando constrói as propostas junto, todos vão produzir com muito mais motivação”, explicou.

João Coser finalizou sua participação no Café PT com uma visão otimista sobre o futuro de Vitória. Ele acredita que a atenção com o próximo é uma das chaves para a cidade retomar o caminho do desenvolvimento e da prosperidade. Para ele, é preciso “pensar no ser humano, em como fazê-lo viver melhor, ser feliz. Esse é o nosso grande objetivo”.

Da Redação

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 14/08/2024