Porto Alegre está prestes a viver um novo capítulo de sua história política com a candidatura de Maria do Rosário à prefeitura. Com uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos, justiça social e proteção dos mais vulneráveis, a candidata, atualmente em seu sexto mandato como deputada federal pelo PT-RS, traz para sua campanha uma vasta experiência e um compromisso inabalável com o bem-estar dos porto-alegrenses.

Maria do Rosário começou sua carreira política como vereadora em Porto Alegre, onde logo se destacou pela defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e das mulheres. Seu trabalho na Câmara Municipal a impulsionou para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (RS) e, posteriormente, para a Câmara dos Deputados.

Durante o governo de Dilma Rousseff, Maria do Rosário assumiu o cargo de ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, onde liderou importantes iniciativas de proteção aos direitos fundamentais.

Como deputada federal, Maria do Rosário foi autora de leis significativas, especialmente nas áreas de proteção de crianças e adolescentes e no combate à violência contra a mulher. Recentemente, após as enchentes que devastaram Porto Alegre em maio, Maria do Rosário apresentou e aprovou uma lei que isenta a cobrança do IPI para móveis e eletrodomésticos adquiridos por pessoas que residem em áreas afetadas por desastres naturais, uma proposta que foi construída em parceria com a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

Propostas para um novo modelo de gestão

A campanha de Maria do Rosário é centrada em um novo modelo de gestão para Porto Alegre, que visa recuperar a capacidade da prefeitura de prestar bons serviços à população. Em suas palavras, “o modelo aplicado pelo atual prefeito fracassou. O sucateamento das estruturas públicas deixou Porto Alegre desprotegida. A cidade foi gravemente atingida pelas águas porque faltou manutenção no sistema de proteção. Havia dinheiro em caixa. Faltou gestão.”

Entre as principais propostas de sua campanha, destacam-se:

Proteção da cidade: Maria do Rosário planeja recuperar o sistema de proteção da cidade, garantindo a manutenção permanente das comportas, diques e casas de bomba. Além disso, pretende fortalecer o DMAE e recriar o DEP, atuando em conjunto com a Defesa Civil em um Plano de Contingência que inclui investimentos em pessoal, equipamentos e treinamentos, inclusive para a população das áreas de risco.

Saúde: a candidata propõe a criação de um programa de atendimento psicológico para as vítimas das enchentes, a ampliação das equipes de Saúde da Família e a resolução das filas para exames, consultas e cirurgias através da ampliação de convênios com a rede hospitalar e a criação de Policlínicas de especialidades.

Educação: um dos principais objetivos de Maria do Rosário é zerar o déficit de vagas em creches e ampliar a rede conveniada, além de retomar a passagem escolar e valorizar servidores e professores. Ela também planeja investir na recuperação da estrutura física das escolas, tornando-as mais seguras e agradáveis.

Segurança: Maria do Rosário pretende promover a integração da Guarda Municipal com as demais forças de segurança e investir na formação dos guardas para a realização do Policiamento Comunitário, além de fortalecer a rede de proteção para mulheres vítimas de violência.

Economia: a candidata quer fomentar o complexo industrial e tecnológico da saúde em Porto Alegre, estimular iniciativas e empresas na área de tecnologia, turismo, gastronomia e indústria criativa, e tornar mais eficientes os serviços básicos de iluminação e limpeza urbana.

Transporte público: Entre as propostas para o transporte público, Maria do Rosário planeja revisar a privatização da Carris, ampliar o número de linhas, organizar a tabela de horários e renovar a frota, com foco na aquisição de ônibus elétricos e na meta de tarifa zero.

Mais sobre a candidata

Maria do Rosário Nunes é uma política brasileira, natural de Veranópolis (RS), nascida em 22 de novembro de 1966. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), iniciou sua carreira como professora na rede pública de Porto Alegre. Engajada em movimentos sociais desde jovem, especialmente em temas relacionados aos direitos humanos, Maria do Rosário ganhou notoriedade por sua defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Iniciou sua carreira política em 1992, quando foi eleita vereadora de Porto Alegre pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1999, foi eleita deputada estadual e, em 2003, assumiu seu primeiro mandato como deputada federal, cargo que ocupou por várias legislaturas.

Ao longo de sua trajetória na Câmara dos Deputados, Maria do Rosário destacou-se pela defesa dos direitos humanos, presidindo a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara em vários momentos. Em 2011, foi nomeada Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República no governo de Dilma Rousseff, onde desempenhou um papel crucial na criação da Comissão Nacional da Verdade, que investigou as violações de direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil.

Sua atuação é marcada por uma postura firme contra a violência e pela promoção da igualdade social. Mesmo diante de ataques políticos e pessoais, Maria do Rosário mantém seu compromisso com as causas que defende, sendo uma das vozes mais atuantes no Congresso Nacional em temas de direitos humanos, educação, e defesa das minorias.

Atualmente, continua exercendo seu mandato como deputada federal, onde segue atuando em prol dos direitos humanos, da educação e da justiça social.

Campanha time de campeões

Começou a campanha para as eleições municipais de 2024 e aqui no Instagram do PT @ptbrasil vamos começar a apresentar o time de campeões: o Time do Lula!

Você pode participar dizendo qual das artes você mais gostou, votar e, com isso, ajudar a escolher a melhor imagem feita pela militância petista. É só encaminhar para o [email protected] ! Não perca essa chance!

Da Redação

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 19/08/2024