Justin Trudeau renuncia após pressão de parlamentares e baixa popularidade. Primeiro-ministro desde 2015, suspende o parlamento até março em meio a crise política no Canadá
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia. O líder de 53 anos afirmou que deixará o comando do Partido Liberal, que lidera desde 2013. Ele explicou que sua decisão permitirá ao partido escolher um novo líder enquanto o parlamento será suspenso até março devido a um impasse político.
Falando a jornalistas em frente à sua residência no Rideau Cottage, em Ottawa, capital do país, Trudeau disse que “batalhas internas” o levaram a concluir que ele “não pode ser a melhor opção” para as próximas eleições.
“Eu não desisto facilmente diante de uma luta, especialmente uma muito importante para nosso partido e para o país. Mas faço este trabalho porque os interesses dos canadenses e o bem-estar da democracia são algo que valorizo profundamente”, declarou.
Trudeau, que ocupa o cargo de primeiro-ministro desde 2015, enfrentou pedidos de renúncia de seus colegas de partido devido a baixos índices de aprovação nas pesquisas.
A pressão aumentou após a renúncia da ministra das Finanças, Chrystia Freeland, em dezembro, devido a divergências sobre políticas públicas.
Entre os desacordos estava como lidar com possíveis tarifas impostas pelo governo de Donald Trump, que assumirá a presidência dos Estados Unidos em breve.
A renúncia de Trudeau ocorre enquanto as pesquisas indicam que o Partido Liberal pode sofrer uma grande derrota para os Conservadores, principal partido de oposição, em uma eleição que deve ocorrer até o final de outubro.
Agora, os Liberais precisam nomear um líder interino para assumir como primeiro-ministro antes de uma convenção especial para escolher o novo líder.
Trudeau chegou ao poder há 10 anos, após uma década de governo conservador, e inicialmente foi elogiado por devolver ao Canadá uma política mais liberal.
No entanto, nos últimos anos, ele se tornou profundamente impopular devido a questões como o aumento dos custos de alimentos e moradia, além do crescimento da imigração.
Justin Trudeau é o filho mais velho de Pierre Trudeau, um dos primeiros-ministros mais famosos do Canadá, que governou o país entre 1968 e 1979 e de 1980 a 1984.
Essa turbulência política ocorre em um momento difícil para o Canadá no cenário internacional.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 25% sobre todos os produtos canadenses caso Ottawa não controle o que ele chama de fluxo de migrantes e drogas para os EUA.
Muito menos migrantes e drogas cruzam do Canadá para os EUA em comparação com o México, que Trump também ameaçou.
Em uma publicação nas redes sociais no dia de Natal, Trump chegou a sugerir que os EUA poderiam assumir o controle do Canadá, além da Groenlândia e do Canal do Panamá.
O Canadá é um grande exportador de petróleo e gás natural para os EUA, que também dependem de seu vizinho do norte para aço, alumínio e automóveis.