Na última segunda-feira (28), Mark Carney, do Partido Liberal, venceu a eleição para primeiro-ministro do Canadá, com a promessa de formar uma unidade canadensse contra as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Superamos o choque da traição americana, mas nunca devemos esquecer as lições”, disse ele no discurso após a vitória, ressaltando que o acordo comercial que beneficiava ambos os países acabou.
“Como venho alertando há meses, os Estados Unidos querem nossa terra, nossos recursos, nossa água, nosso país. Essas não são ameaças vazias. O presidente Trump está tentando nos destruir para que os Estados Unidos possam nos dominar. Isso nunca… jamais acontecerá”, acrescentou.
Carney foi eleito a partir da vitória na Câmara, tendo em vista que o Partido Liberal conquistou a maioria (172) dos assentos. Consequentemente, o líder do partido se torna o primeiro-ministro.
O novo primeiro-ministro venceu o conservador Pierre Poilievre, favorito ao cargo após a renúncia de Justin Trudeau em janeiro, mas que perdeu popularidade após as ameaças de Trump em tarifar produtos importados.
O candidato conservador era comparado ao chefe de Estado norte-americano e foi alvo de críticas pela proximidade com o bilionário.
LEIA TAMBÉM: