O banco digital Nubank anunciou a contratação do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para o cargo de vice-presidente e chefe global de Políticas Públicas – posições que não existiam até então. Ele assume em 1º de julho, após conclusão de quarentena obrigatória de seis meses para ex-presidentes da autoridade monetária – o mandato terminou em 31 de dezembro de 2024.

Segundo comunicado divulgado pelo Nubank, Campos Neto vai se reportar diretamente ao fundador e diretor-executivo do Nubank, David Vélez, e será responsável pela expansão internacional e o relacionamento com reguladores financeiros globais. Além do Brasil, o Nubank tem operações consolidadas na Colômbia e no México, atualmente.

O banco digital destacou que o ex-presidente do BC já informou à Comissão de Ética Pública do Brasil (CEP) a intenção de assumir o posto no Nubank após a conclusão do período de quarentena.

Indicado por Jair Bolsonaro em 2019, Roberto Campos Neto foi o primeiro presidente do Banco Central na era da “autonomia” – com mandatos não coincidentes entre o chefe da autoridade monetária e o presidente da República. Ele ficou no cargo por seis anos. Em 2023 e 2024, foram comuns os embates entre ele e representantes do governo Lula.

Antes do BC, passou por empresas como Santander, Bozano Simonsen e Claritas Investimentos.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/05/2025