Câmara torna Lei de Incentivo ao Esporte política permanente

Com ampla margem de apoio – 471 votos favoráveis –, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (14) o projeto de lei complementar que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte. A matéria segue ao Senado.

“Essa é uma política pública que tive a honra de criar quando ministro de Estado e agora pude relatar na Câmara”, comemora o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator da matéria e responsável pela criação do programa em 2006, quando era ministro do Esporte no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Foi lindo ver a mobilização dos atletas junto ao Congresso pela aprovação de uma matéria fundamental para o fomento ao esporte e para proporcionar condições para que talentos sejam descobertos e orgulhem nosso país nos pódios”, disse.

Segundo o texto, a partir de 2028, as deduções permitidas por parte de pessoas jurídicas passam de 2% para 3% do Imposto de Renda devido, mantendo-se o patamar de 4% quando se tratar de projetos desportivos ou paradesportivos destinados a promover a inclusão social por meio do esporte, preferencialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Orlando Silva lembra que, desde 2007, a lei já ajudou a captar aproximadamente R$ 6 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão foi atingido somente em 2024.

Também destacou o alcance da lei, sobretudo para quem mora nos subúrbios. “A lei é o construtor de pontes entre a periferia do Brasil e quadras, campos e ginásios. E essa oportunidade que a nossa juventude tem, queremos multiplicar, para fazer do esporte uma ferramenta para o desenvolvimento humano”, afirmou.

Acompanharam a votação atletas como Emanuel Rego (vôlei de praia), Lars Grael (vela), Ana Moser (vôlei), Caio Bonfim (marcha atlética), Verônica Hipólito (atletismo) e Hortência (basquete).

“Demos um passo histórico para o esporte brasileiro! A Lei de Incentivo ao Esporte agora é permanente. O esporte passa a ser política pública permanente. Uma vitória do Brasil que acredita no poder da atividade esportiva para mudar realidades”, festejou o líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros (PE).

Artigo Anterior

RS deixa de usar recursos federais contra enchentes por falta de atualização de projetos do governo gaúcho

Próximo Artigo

Senado aprova envio de comitiva aos EUA para ‘negociar’ tarifaço de Trump

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!