
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pela Genial/Quaest revela que 46% dos deputados federais avaliam negativamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para 27%, a gestão é positiva, enquanto 24% a consideram regular. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento também indica que a Câmara dos Deputados é majoritariamente de direita: 45% dos parlamentares se classificam assim. Os que se identificam como de centro somam 25%, enquanto 21% se dizem de esquerda. Outros 1% afirmaram não se enquadrar em nenhuma das categorias, e 8% não responderam.
Entre os deputados da base governista, 71% avaliam o governo Lula como positivo, uma leve queda em relação aos 74% registrados em 2023. Apenas 2% dos aliados consideram a gestão negativa.
Já entre os parlamentares da oposição, 96% têm uma visão negativa — número que era de 94% no ano anterior. Nenhum dos opositores avalia positivamente a administração petista.
A relação entre o governo e o Congresso também é vista com pessimismo: 51% dos deputados a consideram negativa, contra 41% em 2023. Para 30%, a relação é regular, e 18% a consideram positiva.
A pesquisa foi realizada com 203 deputados entre 7 de maio e 30 de junho, representando 40% da composição da Câmara. A amostragem respeitou a distribuição regional e ideológica dos partidos, conforme o projeto Brazilian Legislative Surveys.
