A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) usou a cota parlamentar para financiar passagens aéreas para o Ceará. Foram 14 voos custeados pela verba entre 2023 e 2024, somando mais de R$ 23 mil. A informação é do Metrópoles.
No primeiro semestre deste ano, houve um aumento nas viagens para Fortaleza pagas pela Câmara dos Deputados. Em 2023, foram emitidas três passagens – em 2024, esse número subiu para sete.
Os cartões de embarque foram emitidos pelo Sistema de Gestão de Passagens Aéreas (Sigepa), que permite reservas de passagens aéreas para deputados e assessores.
O marido da parlamentar, Coronel Aginaldo (PL), é pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Aginaldo teve a candidatura endossada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o chamou de “nosso comandante”.
Segundo os regulamentos da Câmara, é permitido o uso de recursos fora do estado de origem do deputado, desde que os gastos estejam ligados à atividade parlamentar.
Em nota, o gabinete de Zambelli alegou que todos os gastos foram realizados em conformidade com as regulamentações internas da Câmara. “Apesar de representante eleita pelo estado de São Paulo, é fato de amplo conhecimento público que a deputada é casada com o Coronel Aginaldo, do quadro reserva da Polícia Militar do Estado do Ceará, sendo referida unidade da federação um dos domicílios conjugais”, afirmou.
O gabinete disse ainda que a atuação parlamentar de Zambelli “possui abrangência nacional, participando de uma série de eventos em todo o Brasil”.
Em julho do ano passado, Zambelli alugou um carro por dez dias na capital cearense. A despesa de R$ 3 mil também foi reembolsada pela Câmara dos Deputados.
Ao ser questionado sobre o gasto, o gabinete informou que a cota parlamentar também cobre gastos com logística para participação em agendas políticas, incluindo reuniões com lideranças partidárias locais, encontros com apoiadores e autoridades.
“Na referida ocasião, a parlamentar participou de encontros com atores políticos do espectro conservador cearense, bem como encontros com membros da bancada federal do Partido Liberal eleitos pelo Ceará”, disse o gabinete.