A Câmara dos Deputados instalou, nesta terça-feira 27, uma subcomissão especial voltada a fiscalizar, in loco, denúncias de supostas violações cometidas contra os presos do 8 de Janeiro.

Como era de se esperar, o bolsonarismo dominará o colegiado sob a presidência de Coronel Meira (PL-PE), com Alexandre Ramagem (PL-RJ) na vice e Zucco (PL-RS) na relatoria.

A subcomissão, que funcionará na Comissão de Segurança Pública, é uma iniciativa de Zucco, líder da oposição. Ela tem 12 integrantes e deverá elaborar um relatório ao fim de seus trabalhos.

O relator alega que familiares dos presos denunciaram casos de maus-tratos em Brasília, com tratamento degradante sistemático e violação da intimidade e da privacidade.

Ramagem, relator de um colegiado relacionado aos ataques de 8 de Janeiro, é réu no Supremo Tribunal Federal por envolvimento na trama golpista de 2022. Ele responde a uma ação penal por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/05/2025