Câmara de Vereadores de Taquari-RS aprova moção em apoio à jornada 5×2 para comerciários

A Câmara de Vereadores de Taquari aprovou a Moção 008/25, de apoio ao Projeto de Lei 067/2025, da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que estabelece a escala 5×2 com duas folgas semanais consecutivas para os trabalhadores do comércio. A votação ocorreu durante a sessão da segunda-feira, 12 de maio.

O documento, apresentado pelo vereador Antônio Porfírio de Araújo Costa, o Leco (Avante), contou com o voto favorável de todos os nove vereadores da Casa. A moção ressalta que “a redução da jornada normal máxima semanal é uma medida essencial para alinhar o Brasil a outros países em situação econômica similar, garantindo, assim, maior qualidade de vida para o trabalhador, que terá mais tempo livre para lazer, estudo e convívio familiar e social.”

Vitor Espinoza, presidente do Sindicato dos Comerciários, agradeceu o apoio dos parlamentares e destacou o envolvimento da categoria. “Gostaria de agradecer a todos os vereadores e também aos trabalhadores que foram ao plenário. Isso demonstra que a classe política taquariense está a favor dos trabalhadores e sabe da importância de uma jornada de trabalho mais justa, e que isso é benéfico à economia”, afirmou.

Agora, a moção será encaminhada à Câmara dos Deputados, em Brasília, e será anexada ao Projeto de Lei 067/2025, que atualmente tramita na Comissão de Trabalho da Casa Legislativa.

A aprovação da moção também reforça a luta nacional pelo fim da escala 6×1, considerada exaustiva e prejudicial à saúde física e mental dos trabalhadores. A proposta da escala 5×2 representa um avanço importante na valorização da categoria e no equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) manifestou apoio à medida e tem atuado ativamente na defesa de uma jornada mais humana e justa em todo o país.

Saiba mais

O Projeto de Lei 067/2025 propõe a alteração da Lei 12.790/2013 para estabelecer que a duração normal de trabalho não poderá exceder 40 horas semanais, garantindo ao menos dois dias consecutivos de repouso por semana aos trabalhadores. A proposta visa formalizar a escala 5×2 no setor comercial e, para ser aprovada, precisa de maioria simples na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Artigo Anterior

Avança projeto que permite desconto salarial para pagar por improbidade

Próximo Artigo

Investigados na CPI da Covid são citados no esquema de fraude no INSS

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!