
Durante entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (14), o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (União Brasil), declarou que, se eleito em 2026, concederá anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A declaração foi feita durante sua participação na Brazil Week, em Nova York.
“Ronaldo Caiado, presidente da República: vou anistiar e começar uma nova história no Brasil”, afirmou o governador, referindo-se a si mesmo em terceira pessoa. Ele reiterou: “Caiado vai, chegando à presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do País.”
🚨URGENTE – Caiado diz que vai anistiar Bolsonaro e os presos do dia 08 caso seja eleito presidente em 2026
“Ronaldo Caiado presidente da república, eu vou anistia e começar uma nova história no Brasil” pic.twitter.com/6KF6GQ9lKU
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) May 14, 2025
A proposta de anistia tem sido uma bandeira defendida por setores bolsonaristas, que vêm organizando manifestações em defesa dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal pelos atos antidemocráticos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Aliados também falam em uma “anistia completa”, incluindo o ex-presidente, militares e políticos envolvidos na trama.
O governador goiano destacou que foi o primeiro governador a defender a pauta em fevereiro de 2024. Para ele, esse debate “já cansou” e o país precisa sair “dessa crise”. “Falei que precisamos sair dessa crise, sair desse debate. Isso já cansou. São dois anos e sete meses que estão falando só disso. Ninguém fala de reforma, de tecnologia”, afirmou.
A declaração ocorre em meio a sua tentativa de viabilizar sua candidatura presidencial pelo União Brasil, partido que enfrenta disputas internas. Ele busca atrair o eleitorado bolsonarista, especialmente após o ex-presidente Jair Bolsonaro ser considerado inelegível por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2023, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line