O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste fim de semana, a data do lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República.
Em publicação na rede social X, o antigo Twitter, Caiado confirmou que o evento que o colocará como concorrente do Planalto pelo União Brasil vai acontecer no próximo dia 4 de abril, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.
“No dia 4 de abril, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador, lançaremos nossa pré-candidatura à Presidência. Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte”, escreveu Caiado no sábado 22.
Ricos de inelegibilidade
A questão é saber se a Justiça Eleitoral vai autorizar Caiado a se candidatar. Em dezembro, uma decisão em primeira instância da Justiça goiana considerou o governador inelegível por oito anos.
Segundo a decisão, Caiado cometeu abuso de poder político ao realizar eventos no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, em apoio ao prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil). Cabe recurso.
Em termos de preferência do eleitorado, pesquisas recentes mostram que Caiado ainda tem pouca popularidade na disputa nacional. O instituto AtlasIntel, por exemplo, mostrou que Caiado tem 5,9% das intenções de voto em um cenário que teria o presidente Lula (PT) com 41,1% e o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 26,2%.