O Brasil apresentou uma redução na taxa de inadimplência em maio em comparação com abril, de acordo com dados da Serasa divulgados recentemente. O país registrou 72,5 milhões de nomes negativados no mês passado, ante 72,07 milhões de pessoas em abril.
A diminuição de 1,2% entre um mês e outro corresponde a 884 mil pessoas que saíram da inadimplência.
O Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa também revela que, em maio, houve uma redução de 1,3 milhão no número total de débitos dos brasileiros.
A soma de todas as dívidas chega a R$ 394 bilhões.
“Essa é a segunda queda de 2024, que já havia registrado uma leve desaceleração em fevereiro”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.
“Entre os fatores que contribuíram para esse impacto, podemos considerar a injeção de dinheiro no mercado com o início do calendário de restituição do imposto de renda. O pagamento, segundo pesquisa da Serasa, seria usado prioritariamente para quitar dívidas, em linha com esse momento de baixa”, disse.
No final de maio, a Receita Federal injetou R$ 7,5 bilhões na economia brasileira, beneficiando mais de 4,1 milhões de contribuintes.
“A nova diminuição é significativa e pode representar boas perspectivas para o cenário econômico”, projeta Aline.