Busto de Stalin é inaugurado em área ocupada pela Rússia na Ucrânia

Uma estátua do ditador soviético Joseph Stalin foi inaugurada em uma área da Ucrânia controlada pela Rússia, informaram os moradores locais, nesta sexta-feira 9, pelo 80º aniversário da derrota da Alemanha nazista pela União Soviética.

Stalin é considerado por muitos na Rússia um herói que liderou a vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, apesar da repressão, da fome e do terror que desencadeou e que custaram a vida de milhões de pessoas.

Sob o governo do presidente russo Vladimir Putin, a reputação de Stalin foi reabilitada e frequentemente lidera as pesquisas de opinião sobre as figuras históricas que geram mais respeito e admiração entre os russos.

O Partido Comunista, hoje um grupo político pró-Kremlin, informou, nesta sexta-feira 9, que foi inaugurado um busto de Stalin na cidade de Melitopol, controlada pela Rússia, na região ucraniana de Zaporizhzhia.

Ele classificou como o “primeiro” monumento a Stalin inaugurado na “Nova Rússia”, termo usado por Moscou para se referir às partes da Ucrânia que seu Exército ocupou e que o Kremlin afirma ter anexado no âmbito de sua ofensiva de três anos.

Foram publicadas fotos do busto de bronze de Stalin, com seu característico bigode e uma jaqueta militar abotoada.

Artigo Anterior

Conferência irá debater o papel da agroecologia no enfrentamento à crise climática

Próximo Artigo

Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!