O jornalista Breno Altman expressou, nesta quinta-feira (9), seu apoio à continuidade do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que tomará posse para um novo mandato nesta sexta-feira (10). Durante análise, ele comentou a prisão da opositora Maria Corina Machado e o cenário político no país.
“Fracassa a mobilização golpista convocada para este dia 9, na Venezuela, por Maria Corina Machado e seus pares. Por ora, tranquilidade em Caracas, com o chavismo marchando pelas ruas e preparando a posse de Nicolás Maduro. Muitas delegações estrangeiras presentes. Momento histórico”, afirmou, em sua conta na rede social X.
Fracassa mobilização golpista convocada para este dia 9, na Venezuela, por Maria Corina Machado e seus pares. Por ora, tranquilidade em Caracas, com o chavismo marchando pelas ruas e preparando posse de Nicolás Maduro. Muitas delegações estrangeiras presentes. Momento histórico. pic.twitter.com/oKC1S2MuAc
— Breno Altman (@brealt) January 9, 2025
Em outro post, Breno Altman publicou: “Correm informações de que Maria Corina Machado teria sido presa ao sair de manifestação golpista. Se isso de fato aconteceu, representa vitória do povo venezuelano, a ser apoiada: essa senhora é uma das principais serpentes fascistas desde 2002 e deve responder por seus crimes”.
O presidente Nicolás Maduro foi reeleito em 2024 com 51,21% dos votos, de acordo com o Conselho Eleitoral da Venezuela. Ele derrotou Edmundo Gonzalez, que obteve 44,2% dos votos, e, atualmente, busca apoio internacional em países como os Estados Unidos.
O atual líder assumirá um novo mandato que se estende de 2025 a 2031, dando continuidade ao período iniciado em 2013, quando sucedeu Hugo Chávez (1954-2013). Chávez governou a Venezuela de 1999 até sua morte, em decorrência de um câncer, em 2013.
Correm informações de que Maria Corina Machado teria sido presa ao sair de manifestação golpista. Se isso de fato aconteceu, representa vitória do povo venezuelano, a ser apoiada: essa senhora é uma das principais serpentes fascistas desde 2002 e deve responder por seus crimes.
— Breno Altman (@brealt) January 9, 2025
A Venezuela, reconhecida como o país com as maiores reservas de petróleo do mundo (300,9 bilhões de barris, segundo dados da CIA de 2019), enfrenta desafios políticos e econômicos há décadas. Em 2002, o país foi alvo de uma tentativa de golpe de estado.
A riqueza petrolífera da Venezuela coloca o país à frente de nações como Arábia Saudita (266,5 bilhões de barris) e Canadá (169,7 bilhões de barris). O Brasil ocupa a 15ª posição no ranking global, com reservas estimadas em 12,7 bilhões de barris.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line