Uma das principais bandeiras do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (foto/reprodução internet) é um pesadelo para os imigrantes ilegais que estão no país. Trump fala em deportação em massa das mais de 11 milhões de pessoas que vivem irregularmente no país, sete milhões deles, latinos. O demógrafo Jeff Passel, responsável pelo estudo do Pew Research sobre brasileiros, afirma que, segundo o Censo dos EUA, “a população não autorizada brasileira cresceu muito rapidamente. Nos últimos sete ou oito anos, ela dobrou, enquanto que a população total de migrantes não autorizados se manteve estável nesse mesmo período”.
Uma estimativa feita pelo Itamaraty, com base em dados de 2022 de atendimentos consulares, indica haver 1,9 milhão de brasileiros vivendo nos EUA, mas não sabe dizer quantos destes cidadãos estão irregulares no país.
Um terço dos imigrantes brasileiros nos EUA hoje estão em situação irregular, o que torna a comunidade brasileira mais vulnerável do que as demais, em média, já que o percentual de indocumentados para outras nacionalidades gira em torno de 23%.